RANGANATHIANDO.COM
Ranganathiando para você sem fronteira na net.

Shiyali Ramamrita Ranganathan

Shiyali Ramamrita Ranganathan (Índia, 9 de agosto de 1892 - 27 de setembro de 1972) foi um bibliotecário e matemático da Índia.

Idealizou as cinco leis da Biblioteconomia (five laws of library science).

É considerado o pai da biblioteconomia na Índia.

Ranganathan deu três importantes contribuições para a Biblioteconomia: a primeira consistiu em introduzir três níveis distintos em que trabalham os classificacionistas (que elaboram sistemas de classificação) e os classificadores, o plano da idéia (nível das idéias, conceitos), o plano verbal (nível da expressão verbal dos conceitos) e o plano notacional (nível de fixação dos conceitos em formas abstratas). A segunda contribuição refere-se à sua abordagem analítico-sintética para a identificação dos assuntos. A terceira constribuição foi o estabelecimento de dezoito princípios que podem ser considerados como um instrumento para avaliação de sistemas de classificação. [1]

Referências

  1. SOUZA, Renato Tarciso Barbosa de. Os princípios da teoria da classificação e o processo de organização de documentos de arquivo. Arquivo & Administração. Rio de Janeiro: v. 6, n. 1 jan./jun. 2007, p. 5-26.
2 comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.

Olá adorei este blog. Estou procurando informações sobre o autor Ranganathan. Aqui encontrei muitas coisas...
Por acaso vc tem o artigo: SOUZA, Renato Tarciso Barbosa de. Os princípios da teoria da classificação e o processo de organização de documentos de arquivo. Arquivo & Administração. Rio de Janeiro: v. 6, n. 1 jan./jun. 2007, p. 5-26. Estou precisando tanto deste texto!

Abraço
Lucineia


Postar um comentário

Cursos 24 horas

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...

Followers

CALENDÁRIO

Arquivo do blog

MP3 Playlist Player


ULTIMAS NOTÍCIAS